Pedagogia Waldorf


Escola Livre do Algarve

O Ensino dos nossos Filhos 






As Escolas Waldorf formam hoje uma rede independente em permanente crescimento em todo o mundo. São mais de 700 escolas, sendo que em Portugal as várias iniciativas estão sobretudo orientadas para o ensino pré- escolar.
A Pedagogia Waldorf, como é conhecida, foi idealizada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner em 1919, na Alemanha, e é apontada pela UNESCO como sendo a pedagogia 


capaz de responder aos desafios educacionais, principalmente nas áreas de grande diversidade cultural.



A educação Waldorf constitui uma abordagem humanística da pedagogia, baseada na filosofia educacional de Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia.


O processo de aprendizagem é interdisciplinar, integrando elementos práticos, artísticos e conceptuais. Esta abordagem valoriza o papel da imaginação, desenvolvendo o pensamento criativo e analítico. O objectivo desta pedagogia é fornecer às crianças e jovens as bases para o seu desenvolvimento moral e exercício da liberdade, tentando ajudar cada criança a atingir o seu "destino", o seu melhor rendimento.



A Escola Livre do Algarve é uma escola básica que segue a pedagogia Waldorf. A pedagogia Waldorf tem sido divulgada no Algarve através do trabalho do Jardim de Infância Waldorf Internacional, situado no Monte Judeu - Lagos, que existe há mais de década e meia. O trabalho levado a cabo pela educadora Eva Herre, apoiada pela sua equipa pedagógica, tem dado a conhecer aos pais o interesse e as vantagens deste tipo de pedagogia, bem como da participação dos pais na gestão de uma instituição escolar. Motivado pelo trabalho do Jardim de Infância, um grupo de pais decidiu lançar o projecto de uma escola primária Waldorf. A criação da
Escola Livre do Algarve -‐ Associação Pedagógica de Estudos Waldorf, que teve lugar em Julho de 2008, foi pois a conclusão dum trabalho de reflexão de vários anos, e deu início a uma nova fase de trabalho, a da criação e dinamização de uma escola de ensino básico Waldorf nesta zona do Algarve.
Foi no concelho de Vila do Bispo, mais precisamente na aldeia da Figueira, que encontrámos uma escola devoluta, encerrada há vários anos, e que nos foi cedida pela câmara.
A escola possui uma única sala de aula, um átrio , instalações sanitárias e um alpendre. O espaço exterior é amplo e arborizado, proporcionando sombra e pontos de interesse para as brincadeiras das crianças. A aldeia da Figueira é um pequeno núcleo urbano, e a escola tem acesso por uma estrada para trânsito local. O entorno da escola é de características rurais, com campos lavrados e pequenas hortas. A praia mais próxima encontra-se a cerca de 1km e só tem acesso pedonal, pelo que constitui um agradável passeio para as crianças em qualquer época do ano.
Ao longo destes quatro anos procedemos a melhoramentos no edifício, de forma a que a escola se tornasse mais agradável e prática para crianças e professores graças á ajuda dos pais , amigos, colaboradores.
  
A escola é gerida por uma associação sem fins lucrativos, cujos membros são maioritariamente pais de crianças que frequentam a escola. A escola possui uma direcção pedagógica, a cargo do professor João Ferreira, responsável pela gestão da parte pedagógica. A gestão propriamente dita, nomeadamente financeira, está a cargo da direcção eleita da associação, sendo os pais chamados a contribuir para a gestão quotidiana da escola -‐ refeições, limpeza, pequenas reparações, organização do festival Waldorf, blog, etc. Temos também o apoio e acessória da associação Infância Viva que gere o Jardim de Infância Waldorf Internacional.
A nossa escola abriu em Setembro de 2008 e no momento temos 4 classes em funcionamento, e em processo o 5º e o 6º ano. As crianças são provenientes dos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur.
Embora a maior parte tenha frequentado o Jardim de Infância Waldorf Internacional, temos tido também inscrições de meninos provenientes de outras instituições de ensino, nomeadamente de crianças que já frequentaram outras escolas primárias e cujos pais não estavam satisfeitos com o tipo de ensino ministrado, procurando a nossa escola como um modelo de ensino melhor.


As crianças a frequentar a escola evidenciam o mosaico de culturas e nacionalidades que caracteriza o Algarve.
Somos uma escola privada gerida por uma associação sem fins lucrativos.
Seguimos o currículo nacional português, tendo do 1º ao 4º ano uma licença definitiva, e o 5º e 6º ano em processo. Após dois anos de funcionamento da escola, a Câmara Municipal de Vila do Bispo reconheceu o valor do projecto, alterando o Protocolo de cedência deste espaço para 15 anos renovável.


O corpo docente da escola é constituído por dois professores, do ensino básico, e em tempo parcial uma professora de Línguas ( Inglês, Alemão), todos com formação Waldorf para professores primários.  Outras actividades como Teatro, Música, Jardinagem e Artesanato são organizadas anualmente, segundo o plano estabelecido pela Direcção Pedagógica da escola.




escolalivredoalgarve@gmail.com
 http://escolalivredoalgarve.blogspot.com/